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Dicas contra o estresse no trânsito

Para a maioria das pessoas que vive nas grandes cidades, o trânsito é apenas mais um dos elementos do dia-a-dia. Mas o tempo que você passa sentado no carro, parado no trânsito, esperando para chegar em casa pode significar pontos a menos no seu placar de qualidade de vida.

O conselho dos especialistas é tentar usar bem o tempo perdido no trânsito. Evitar aumentar o estado de tensão é o primeiro ponto. Para isso, vale desde exercícios de respiração e meditação até mesmo pequenas mudanças no seu comportamento psicológico. O simples ato de respirar melhor, expirando o ar com o nariz e soltando pela boca, pode resultar em melhoras.

Confira algumas dicas:

  • Saia de casa com um bom tempo de antecedência, para evitar os atrasos;
  • Escolha caminhos alternativos. Trafegar por avenidas movimentadas durante o horário de pico é aumentar as chances de se aborrecer;
  • Se você acabou de ter um desentendimento em casa, ou qualquer outro aborrecimento que tenha colocado em baixa a sua saúde mental, siga para o seu destino de táxi ou de ônibus;
  • Ouvir música é um recurso que deve ser bem pensado para não aumentar ainda mais o seu estresse. Evite manter o volume mais alto que o barulho da rua. Use as suas preferências e o bom senso para escolher o que escutar.
  • Se tiver ar-condicionado, mantenha-o ligado, mesmo que isso signifique gastar mais bateria;
  • Procure mentalizar boas coisas enquanto estiver no trânsito.
  • Pensamentos ruins podem deixá-lo ainda mais cansado, além de superdimensionar a tensão;
  • Aproveite para planejar a sua vida enquanto está ao volante. Planos de férias, final de semana, listas de compras de supermercado, tudo isso pode ser feito mentalmente enquanto espera o carro da frente acelerar;
  • Conte até dez antes de gritar ou fazer gestos obscenos para outro motorista. Muitas pessoas usam o carro com um escudo e aproveitam para despejar todas as frustrações no primeiro incauto que lhe cortar a preferencial. Evite brigas, pois quem sai perdendo é você.
  • Faça exercícios respiratórios. Inspire o ar, prenda-o por alguns segundos e solte-o em seguida. É uma boa maneira de se acalmar;
  • Evite manter o pé fixo na embreagem por muito tempo. Mova os pés para cima e para baixo, para não provocar dores.
  • Não fale no celular enquanto estiver dirigindo. Se a ligação for muito importante, encoste o carro e fale tranqüilamente, evitando assim multas e acidentes.

 

 


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